USANDO ARQUIVOS PPD COM INDESIGN CS5 NO SNOW LEOPARD

Para aqueles que estavam acostumados a gerar seus arquivos de verniz no InDesign CS5 imprimindo um arquivo PostScrip, o Snow Leopard preparou uma surpresa desagradável, a equipe do Acrobat substituiu a funcionalidade da "Adobe PDF Printer" por uma função do Automator chamada "Save as Adobe PDF". Para aqueles que simplesmente desejam gerar PDF"s de seus arquivos no caminho File > Export > Adobe PDF a mudança não representa grandes problemas. Já para aqueles que usam RIP"s, o recurso de imprimir booklet do indesign ou qualquer processo que utilize arquivos PostScrip e necessitem dos recursos de PPD (PostScrip Printer Description) a situação deu uma bela complicada. Os recursos de PPD permitem que se crie PDF"s ou Arquivos PostScrip de qualquer tamanho, determinando livremente parâmetros como marcas de corte, registro,sangra do arquivo e separação de cores.

 

 

Este é o processo para criar arquivos de uma cor para a máscara de verniz ou cor especial, usando-se uma spot color, para quem não conhece o processo, ele será assunto para um próximo post.

 

 

Contudo, uma vez que o InDesign CS5 não reconhece os arquivos PPDs e tendo eu me negado a fazer os arquivos para verniz manualmente, acabei descobrindo uma maneira de trazer de volta minha querida PDF printer e seu PPD.

 

 

A grande sacada para voltarmos a poder usar PPDs é contornar o fato de que o InDesign CS5 não reconhece os arquivos PPD da pasta do MacOS a não ser que seja em uma fila de impressão. Para resolver isso adiciona-se o PPD diretamente na pasta suport do InDesign. Crie uma pasta com o nome de "PPDs" (exatamente como escrito, sem as aspas) no caminho Applications > Adobe InDesign CS5 > Presets e jogue lá seus amados PPDs sem necessidade de renomeá-los ou coisa do tipo.

 

 

Esse princípio vale para qualquer PPD mesmo que antigo, como pode-se ver na imagem abaixo.

Anterior Voltar para Listagem. Próximo
Sobre a Guapo
A Guapo Design é uma agência de design gráfico, desenvolvimento de produto, criação de websites e arquitetura situada em Caxias do Sul e conta com profissionais de estratégia e planejamento, designers gráficos, arquitetos, desenvolvedores web e designers de produtos ajudando seus cliente desde a crição da marca e identidade visual até mesmo ao desenvolvimento de produto, catálogos e embalagens.