Como reestimular um líder

Ao passo que os lucros diminuem e as cobranças aumentam, problemas importantes relacionados à motivação emergem frequentemente. Além de ser mais comum em períodos de crise, pode ser fatal quando ocorre em cargos de liderança. É onde a desmotivação pode vir a se multiplicar como um vírus altamente contagioso.

Apesar de ser natural uma certa acomodação com o passar do tempo, empresas que não agem para que suas lideranças se mantenham fortemente motivadas correm grandes riscos. O líder, independente do seu nível, precisa estar determinado, precisa ser "desafiado" como quando foi contratado ou promovido.

O coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Lideranças e Pessoas da Fundação Dom Cabral, professor Anderson Sant'Anna recomenda reestimular o líder com treinamento e aumento de desafio, ele ainda compara a queda de rendimento de um executivo a queda de um avião, onde sempre acontece com uma série de fatores.

Empresas familiares com cargos cativos pode potencializar muito essa situação. O problema tende a ser mais complexo de ser solucionado nesses casos onde os líderes herdam cargos sem terem a experiência necessária. Para esses casos o papel de cada membro deve estar bem claro, assim como seus resultados desejados e o que precisa ser alcançado para seu crescimento. Manter a relação profissional somente na empresa e em horário comercial ajuda a manter a boa convivência.

Uma grande injeção de ânimo e novos desafios pode ser a abertura de novos mercados e lançamento de novos produtos. Claudia Sender, presidente da TAM, apesar de ter 60% de seus custos em dólar tem uma visão muito interessante sobre investimentos em tempos de crise.

 "No momento de crise deixar de investir em inovação é algo para garantir que você sairá mais fraco da crise."

Anterior Voltar para Listagem. Próximo
Sobre a Guapo
A Guapo Design é uma agência de design gráfico, desenvolvimento de produto, criação de websites e arquitetura situada em Caxias do Sul e conta com profissionais de estratégia e planejamento, designers gráficos, arquitetos, desenvolvedores web e designers de produtos ajudando seus cliente desde a crição da marca e identidade visual até mesmo ao desenvolvimento de produto, catálogos e embalagens.