Como e porque ser uma
empresa criativa?

Inovar tornou-se um fator essencial de sobrevivência no período atual. A prova desta afirmação são os resultados obtidos por empresas que inovam por diferenciação, e consequentemente valorizam a criatividade.

Junto com a criatividade surge a necessidade de correr certos riscos, e isso significa aceitar alguns erros como rotineiros, mas devemos ver eles como uma possibilidade de aprendizado. A empresa deve estar voltada para a criatividade por meio de sua cultura e lideranças, dando condições e liberdade para que ela apareça, e que seja implementada.

A criatividade individual pode ser considerada um fator fundamental para a inovação. Por ter um sistema educacional obsoleto desenvolvemos a frequente resistência à mudança, e por este motivo, geramos um enorme desperdício de potencial criativo.

Além de quebrar um paradigma e promover condições para o desenvolvimento da potencialidades do individuo é preciso promover a consciência das organizações para o verdadeiro potencial de seus recursos humanos.

Para Van Gundy, a geração de ideias inovadoras e a promoção da criatividade são gerados por um clima predominante que segue algumas características como:

• autonomia;
• sistema de premiação dependente do desempenho;
• apoio à criatividade;
• aceitação das diferenças e interesse pela diversidade entre os membros;
• envolvimento pessoal e apoio da direção; 

Para indústrias que não tem essas características, ou que não atendem a demanda de tantos lançamentos com a rapidez que o mercado exige, surge como alternativa, os estúdios de design. Uma equipe de criação externa, após entender DNA do cliente e o contexto em que ele está inserido, contribui muito com soluções criativas.

A Guapo possui uma equipe criativa totalmente multidisciplinar  e integrada, formada por designers gráficos, designers de produtos, arquitetos e desenvolvedores. O estúdio atende em todas as frentes do design, conseguindo de forma muito objetiva gerar resultado e proporcionar transformação para seus clientes.

 

___________ 

REFERÊNCIAS

ALENCAR, E. M. L. Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v.38, n.2, p.18-25, 1998.

OLIVEIRA, D. Inovação como estratégia: a nova exigência do mercado. Think, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 53-59, julho-dezembro. 2006

VAN GUNDY, Arthur. “Organizational creativity and innovation”. In: ISAKSEN, ScottG. Frontiers of Creativity Research, 1 ed. cap. 3, pp. 358-379, Buffalo, Nova York, Bearly Limite, 1987.

 

 

 

 

Anterior Voltar para Listagem. Próximo
Sobre a Guapo
A Guapo Design é uma agência de design gráfico, desenvolvimento de produto, criação de websites e arquitetura situada em Caxias do Sul e conta com profissionais de estratégia e planejamento, designers gráficos, arquitetos, desenvolvedores web e designers de produtos ajudando seus cliente desde a crição da marca e identidade visual até mesmo ao desenvolvimento de produto, catálogos e embalagens.